top of page

"Construir sobre as nossas raízes!"


O Parque Natural do Vale do Guadiana, com cerca de 69.666 ha, situa-se no vale médio daquele que é o "Grande Rio do Sul" de Portugal, assentando numa planície ondulada em que se escondem os vales encaixados do rio e seus afluentes que, não raro, se reduzem a pegos na época estival. A área protegida margina o Guadiana desde a zona do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão. O ponto mais elevado do parque natural (370 m) situa-se nas elevações quartzíticas das serras de Alcaria e São Barão.


Proclamado em 1999 pela Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa (EUROPARC), o Dia Europeu dos Parques Naturais tem lugar por volta do dia 24 de Maio de cada ano, em virtude da criação dos primeiros Parques Nacionais da Europa, na Suécia, em 1909.


Um dia para celebra as Áreas Protegidas em toda a Europa e chamar a atenção para o bem-estar que o contato com a natureza propicia ao ser humano. Parques e zonas verdes são locais que devolvem o indivíduo à sua condição mais pura e autêntica. No ano em que a Federação EUROPARC completa o seu 50.º aniversário, o tema escolhido é «Construir sobre as nossas raízes!», com o objetivo de garantir que o património natural possa crescer e desenvolver-se para as gerações futuras o poderem desfrutar.



bottom of page