top of page

“The Landlord's Game”


The Landlord's Game

Lizzie Magie nasceu no Illinois em 1866. Desde jovem, recusou-se a ceder às expectativas sociais. Era activista social, sufragista e repórter. Nunca cedendo às normas sociais, casou-se pela primeira vez aos 44 anos, em 1910, e optou por não ter filhos.


No final do século 19 e início do século 20, os Estados Unidos passaram por uma rápida industrialização e urbanização, e uma série de monopólios assumiu a economia americana. Muitos deles ainda hoje são conhecidos: Rockefeller, Carnegie, Stanford e muito mais. Preocupada com o enorme impacto que esses monopólios tinham na economia americana, procurou uma maneira de aumentar a consciencialização pública sobre os perigos a eles inerentes. Lizzie Magie estava preocupada principalmente com os problemas que os monopólios poderiam causar às terras. Então desenvolveu um jogo de tabuleiro que chamou “The Landlord's Game”.


A ideia principal do jogo era que quanto mais terreno um jogador colecta numa área específica, mais rápido ele ganha mais riqueza às custas dos outros jogadores. Os amigos de Lizzie Magie adoraram o jogo, então ela tentou vendê-lo aos Parker Brothers, os maiores fabricantes de jogos da época. Tentou negociar com os irmãos Parker duas vezes, uma em 1910 e outra em 1924. Sendo recusada nas duas vezes, com o motivo de o jogo ser “muito político”, montou a sua própria empresa de fabricação de jogos, The Economic Game Co, e começou a distribuir o jogo de forma independente. Vendeu uma versão a uma empresa de manufactura escocesa em 1912, e eles espalharam-na por lá. Apesar da falta de promoção e distribuição comercial, o jogo ganhou popularidade. Nas décadas de 1920 e 1930, as noites de jogos eram bastante populares entre os americanos.


E então veio a Grande Depressão. Da noite para o dia, milhões de americanos ficaram desempregados. Entre os recém desempregados estava Charles Darrow. Antes da Grande Depressão, ele era vendedor de porta em porta. Uma noite durante a Grande Depressão, um amigo de Darrow convidou-o para uma noite de jogos. Jogaram The Landlord's Game. Darrow rapidamente percebeu o tremendo potencial económico do jogo. Fez algumas pequenas edições no jogo, mudou o nome para “Monopoly” – e tirou uma patente. O plágio de Darrow era tão flagrante que até um erro de ortografia que Lizzie Magie cometeu numa das ruas de Atlantic City (uma cidade que ela nunca tinha visitado) permaneceu intacto na sua versão.


Armado com uma patente e um jogo roubado, Darrow encontrou-se com os Parker Brothers e ofereceu-lhes o seu “novo” jogo. Desta vez, os irmãos Parker não acharam o jogo muito político e decidiram comprá-lo. Não pagaram apenas a Darrow pelo jogo; concordaram em lhe pagar royalties por cada jogo que fosse vendido.


“Monopoly” foi lançado em 1935 e tornou-se um sucesso instantâneo. Foi tanto o sucesso que Darrow rapidamente se tornou a primeira pessoa a tornar-se milionário devido ao desenvolvimento de um jogo. A história oferecida ao público americano – um vendedor desempregado inventou um jogo e ficou milionário – era a personificação do sonho americano.


bottom of page